domingo, 4 de outubro de 2009

Fora da tomada

Ainda esses dias me perguntava onde foram parar os fios? A cada ano surgem mais inovações tecnológicas para atender a necessidade que todos tem de estar em constante movimento, não perder tempo, fazer mil coisas e ao memso tempo estar conectado ao mundo. E isso requer mobilidade que nos leva aos "portáteis" que são: celulares, controles remotos, aparelhos musicais, lap tops entre outros que consomem pilhas e baterias.Na confecção das mesmas são utilizados diversos compostos químicos que servem como agentes ativos das reações
eletroquímicas ou como protetores de corrosão. As pilhas e baterias mais perigosas a saúde pública e ao meio ambiente são as que apresentam mercúrio, cádmio ou chumbo.Esses metais pesados podem gerar problemas crônicos e danos ao cérebro, ao sistema nervoso central e aos rins causando até sua deterioração.No Brasil existe apenas uma empresa que realiza a reciclagem destas pilhas e baterias que é a Suzaquim, porém há vários pontos de coletas espalhados pelas cidades. Procure se informar pela Prefeitura de seu município e não guarde pilhas em sua casa nem jogue-as no lixo, preserve a sua vida e o meio ambiente.

Por: Fernanda Tavares Aschidamini

3 comentários:

  1. É verdade, precisamos de aparelhos que nos "acompanhem" para onde formos. Muitas pessoas usam diversos aparelhos como celulares e mp3, por exemplo, e talvez não saibam que o contato constante a eles pode ser prejudicial.
    Não sabíamos que existe uma empresa no Brasil que recicla as pilhas e baterias. Bem esclarecedor. :)

    ResponderExcluir
  2. Exatamente!Que bom que foi esclarecedor!
    Só para complementar em Porto Alegre existe uma lei municipal que os comerciantes e redes de assistência técnica que distribuem ou comercializam pilhas e baterias são obrigados a recebê-las de volta. E certamente essa lei existe em muitos outros municípios!Então nem se pode dizer que é inacessível o descarte correto destes materiais.

    ResponderExcluir
  3. Adoramos esssa postagem, em especial. Pilhas e baterias são condenadas há anos pelas pessoas que procuram preservar o planeta, mas mesmo assim nunca foi tomada uma boa atitude. Pode ate ter surgido novos tipos de baterias sem cádmio, mas não foram realmente produzidas para poluir menos, e sim porque são mais eficientes.
    Muito boa a postagem e o trabalho em geral foi bem apresentado.

    ResponderExcluir